Nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019, na Universidade Federal de Santa Catarina, o Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA/UFSC), em parceria com o Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC), com o Grupo de Pesquisa Jus-Clima (UFMT) e com o Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional (EMAE/UFSC), realizou o I Colóquio Direito Ecológico e Justiça na Época no Antropoceno.
O Evento, que contou com a presença do Professor Dr. Louis J. Kotzé (North-West University) e do Professor Dr. Jesús Marcos Gamero Rus (Universidade Carlos III), foi dividido em diferentes atividades ao longo de seus três dias. Os painéis de apresentação de artigos foram parte destas atividades e, como resultado, os resumos referentes a estas apresentações são agora publicados no livro abaixo anexado.
A publicação, assim, encontra-se dividida de acordo com os eixos temáticos propostos pelo edital nº 01/2019, que são (1) Direito ecológico, constitucionalismo global e novos desafios do direito ambiental no Antropoceno; (2) Direitos da natureza e direitos dos animais; (3) Mudanças climáticas, litigância climática e direito ambiental; (4) Direito ambiental e a crise ecológica: Limites planetários e espaço operacional seguro; (5) Justiça ecológica e territorial; (6) Responsabilidade civil, penal e administrativa ambiental na era do Antropoceno; (7) Sustentabilidade, meio ambiente e economia.
Através da Editora O Direito por um Planeta Verde, os textos estão agora disponíveis e podem ser acessados clicando aqui.
Além de desejar a todos uma ótima leitura, agradecemos àqueles que se fizeram presentes no evento e contribuíram para a sua realização.