DIREITO AMBIENTAL, TERRITORIALIDADES E INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
LEITE, J. R. M., BORATTI, L.V.; CAVEDON-CAPDEVILLE, F. S.; ARAGÃO, A. (Orgs.). Direito ambiental, territorialidades e informação geográfica. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2020. 416 p.
O livro congrega resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito da Rede JUST-Side — Justiça e Sustentabilidade no Território através de Sistemas de Infraestrutura de Dados Espaciais. Trata-se de rede de pesquisa internacional sob coordenação da Universidade de Coimbra, com apoio do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED). Integram a Rede pesquisadores de universidades da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, México e Uruguai) e da Europa (Espanha e Portugal). No Brasil, a instituição representante é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da atuação do grupo de pesquisa GPDA/ CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da instituição.
O livro conta com textos em línguas portuguesa e espanhola de autoria de pesquisadores integrantes da Rede JUST-Side.
A obra está estruturada em três eixos temáticos:
- Conexões entre Direito e Geografia: O Emprego da Informação Geográfica para Análise Jurídica e de Políticas Públicas.
- Justiça Territorial, Cidades e Impactos de Empreendimentos.
- Recursos Hídricos, Florestas e Impactos Populacionais.
A publicação é de livre acesso e pode ser consultada no link https://drive.google.com/file/d/1Mz8L3RInWSB0WP1qZ5Gj1kIjo4p9n0t2/view ou https://blog.gvsig.org/2020/10/29/livro-gratis-direito-ambiental-territorialidades-e-informacao-geografica/