Arquivo mensais:setembro 2018

Prorrogação do prazo Escuela de Verano

Caros colegas,

O prazo para submissão de resumos expandidos para a Escuela de Verano Brasil/Costa Rica foi prorrogado para 05/10/2018! 

Não percam essa oportunidade de conhecimento e intercambio cultural! Confiram as normas no edital. Está disponível também a programação provisória do evento: Programa. Escuela de Verano en Derecho Ambiental.

Nos vemos na Costa Rica! Pura Vida!

Programação provisória Escuela de Verano

Caros colegas,

É com muita satisfação que divulgamos a Programa Escuela de Verano en Derecho Ambiental.

Será um evento riquíssimo em conhecimento e cultura! Lembrando que o prazo para submissão de resumos expandidos vai até dia 21/09!! Confira aqui o edital.

Não deixe de preencher esse formulário para garantir sua inscrição/vaga na Escuela e Verano!

Confiram também detalhes importantes nesse informativo!

Nos vemos na Costa Rica! Pura Vida!!!

Informativo: Escuela de Verano en Costa Rica!

Escuela de Verano - Web    entrada_costarica-1024x461

Caros colegas,

Visando trazer-lhes maiores informações sobre a Escuela de Verano, que acontecerá de 05 a 09 de novembro, na Universidad de Costa Rica, vamos falar sobre alguns tópicos importantes:

  1. Passagens aéreas: as passagens tem tido oscilação conforme o dólar, recomendamos aos interessados que não demorem para adquirir suas passagens. Para quem tem dúvidas sobre onde fazer orçamentos, algumas opções são: decolar.com, Skyscanner, Google Flights, Max Milhas, etc.
  2. Hospedagem: a Universidad de Costa Rica está localizada em San Pedro, próxima ao bairro Los Yoses, então é recomendável se hospedar em hostels/hóteis que fiquem nessa região. As cotações podem ser feitas por diversos sites de hospedagem. Nos foi sugerido pelos organizadores da Costa Rica o hostel: Casa Yoses Hostel. Uma opção barata e bem próxima a universidade. Mas também a outras opções como: Aparthotel TaironaCosta Rica BackpackersHostel del PaseoHotel Casa Echavarria, dentre outros… essas são apenas sugestões. Os participantes estão livres para escolher sua acomodação. Interessante também conferir o Airbnb.
  3. Alimentação: durante a escola de verão, os participantes poderão almoçar no Restaurante Universitário. Os preços variam entre $3.10 (almoço comum) e $3.90 (almoço especial).
  4. Passaporte: é preciso apresentar passaporte válido para entrar na Costa Rica, mas não é necessário visto.
  5. Vacinação: A Costa Rica exige dos brasileiros o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento que atesta que a pessoa está imunizada contra a febre amarela. Procure alguma unidade de saúde das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para receber uma dose da vacina. Com o Cartão Nacional de Vacinação em mãos a pessoa deve então se dirigir a algum dos Centros de Orientação ao Viajante para tirar o CIVP. Encontre neste link maiores informações sobre esse procedimento.
  6. Seguro de viagem: é obrigatório! O seguro deve incluir: hospitalização, cirurgia, emergências dentais e repatriação de restos mortais. Confira com seu cartão de crédito se tem direito à esse benefício, caso contrário sugerimos fazer cotações online ou por agências de turismo.
  7. Moeda: Colón, sendo que US$ 1 = 581,850 CRC e R$ 1 = 139,84 CRC (cotações de 05/09/2018). No entanto, o país tem uma economia extraoficialmente dolarizada. Isto quer dizer que o dólar é aceito como moeda corrente para pagar muitos serviços, especialmente os ligados ao turismo. IMPORTANTE: É necessário levar dólares ou euros para trocar por cólones, pois é difícil a troca de reais pela moeda local.  Antes da viagem faça o desbloqueio do seu cartão de débito e crédito, senão você terá problemas para realizar saques e compras.
  8. Transporte: Ônibus, táxi ou Uber.
  9. Turismo: Recomendamos esse site: Visit Costa Rica para maiores informações.
  10. Programação do evento: a programação completa ainda está sendo definida pelos organizadores do evento, mas os painéis e atividades programados são:
  • Princípios do Direito Ambiental
  • Perspectivas do Estado Ecológico de Direito
  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Programa cultural (Visita ao Teatro Nacional).
  • Visita à Corte Interamericana de Derechos Humanos.
  • Visita a Parque Nacional Braulio Carrillo. http://www.sinac.go.cr/ES/Paginas/default.aspx
  • Visita ao Jardim Botânico Lankester. http://www.jbl.ucr.ac.cr/
  • Exposições dos resumos expandidos na Jornada de Direito Ambiental Brasil-Costa Rica (Lembrando que o prazo de submissão vai até 21/09). Confira o EDITAL ESCUELA DE VERANO 2018

Por fim, solicitamos aos interessados que preencham ESTE FORMULÁRIO, visando uma melhor organização do evento. O prazo para confirmação da ida para a Escuela de Verano é 15 de setembro!! Preencham o formulário para confirmar seu lugar no evento.

Qualquer dúvida não hesitem em contactar pelo: programadeverao.ucr.ufsc@gmail.com

Nos vemos na Costa Rica, PURA VIDA!!

 

Evento: Desastres, Mudanças Climáticas e Mobilidade Humana

sendaiO Grupo de Estudos de Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, GPDA/UFSC, tem o prazer de anunciar o evento “Desastres, Mudanças Climáticas e Mobilidade Humana: contribuições do Marco de Ação de Sendai 2015-2030 para a Redução do Risco de Desastres.”

O evento se insere no Projeto Disaster Resilience Education Capacity Building in Latin America, subsidiado pelo Council on Australia Latin America Relations – COALAR e liderado pela Universidade de Newcastle (Austrália), que visa desenvolver capacidades regionais, compartilhar conhecimentos e criar sinergias em matéria de educação e pesquisa em resiliência a desastres e redução de riscos. O GPDA é membro desse projeto e promove esse evento na UFSC em colaboração ao que estã sendo desenvolvido na Austrália.

Para o evento, o GPDA também conta com o apoio da Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais – RESAMA. A RESAMA é uma iniciativa pioneira de articulação e mobilização de especialistas, pesquisadores e profissionais com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e integração de políticas públicas e legislação sobre mudança climática, desastres, migrações e direitos humanos.

Programação:

Manhã
09:00 – Credenciamento

09:30-10:00 – Palestra de Abertura
Erika Pires Ramos – A migração ambiental no contexto dos desastres e da mudança climática na América Latina e o trabalho da RESAMA .

10:00 – 10:15 – Coffee Break

10:15 – 12:00 Painel 1 – A Integração das Agendas de Redução do Risco de Desastres, de Mudança Climática e de Mobilidade Humana

Diogo Serraglio – A mobilidade humana na Agenda Global do Clima: avanços, perspectivas e o trabalho do Task Force on Displacement

Regina Rodrigues – A integração das agendas de redução do risco de desastres e de mudança climática nas ações da Sub-Rede Desastres Naturais da Rede CLIMA

Ignacio Odriozola – As migrações ambientais no Pacto Mundial para a Migraçao Segura, Ordenada e Regular: êxito ou fracasso?

Marina Demaria – Mudanças climáticas e agricultura: a agroecologia na promoção da resiliência socioambiental

12:00-12:30 – Debates

Tarde 
14:00 – 16:00 – Painel 2 – Redução do Risco de Desastre: avanços e perspectivas a partir do Marco de Ação de Sendai

José Rubens Morato Leite – A redução de riscos de desastre na sociedade de risco: contribuições do Estado de Direito Ecológico

Fernanda Dalla Libera Damascena – As contribuições dos instrumentos compensatórios para vítimas de eventos climáticos extremos no contexto do Marco de Ação de Sendai

Victor Marchezini – Educaçao para a Reduçao do Risco de Desastres: a experiência do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN

Fernanda de Salles Cavedon Capdeville – A Mobilidade Humana no Marco de Ação de Sendai

16:00 – 16:30 – Debates

16:45 – Encerramento

As inscrições podem ser feitas pelo link: INSCRIÇÕES

Confirme presença no nosso evento no facebook: Desastres, Mudanças Climáticas e Mobilidade Humana

Esperamos por você!!