SISTEMAS SOCIAIS COMPLEXOS E INTEGRAÇÃO DE GEODADOS NO DIREITO E NAS POLÍTICAS
Nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, aconteceu o II Congresso da Rede JUST-Side “Sistemas Sociais Complexos e Integração de Geodados no Direito e nas Políticas”.
Como o nome já expõe, o congresso foi mais uma das atividades da Rede JUST-Side, da qual o Brasil participa com equipe composta pela Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Pará e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sob coordenação do
Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA).
Neste ano, essa Equipe Brasileira, além de realizar o Workshop de Capacitação, desenvolveu estudo de caso referente à região do Saco Grande, no município de Florianópolis; onde foram abordados temas como redução do risco de desastres, mudança climática, uso do solo urbano e justiça territorial. Esse estudo de caso, realizado através de equipe interdisciplinar, unindo profissionais do Direito, da Geografia e da Engenharia, deu origem ao artigo intitulado “Direito Ambiental e Cartografia: um estudo de caso brasileiro sobre uso do solo urbano, riscos de desastres e justiça territorial”, que é agora publicado no E-book coletivo “Sistemas Sociais Complexos e Integração de Geodados no Direito e nas Políticas”.
Além deste estudo de caso, nos próximos dois anos a equipe também se dedicará ao estudo dos casos da Hydro Alunorte, em Barcarena/PA, e do Campo de Golfe Olímpico, no Rio de Janeiro, que serão coordenados pelas professoras Dra. Eliane Moreira (UFPA, MP/PA) e Dra. Danielle de Andrade Moreira (PUC-Rio).
Vale lembrar que a Rede JUST-Side é financiada pelo Programa Iberoamericano de Ciencia e Tecnologia para el Desarrollo (CYTED) e, no Brasil, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O E-book está disponível online e basta clicar aqui para acessar. Desejamos a todos uma excelente leitura!